Dores nas COSTAS? A Ventosaterapia pode te ajudar.

Posted by: ASSESSORIA DE MARKETING Comments: 0

A pandemia trouxe o aumento das atividades em home office, a redução das atividades físicas, além do excesso de preocupação com a saúde e a economia.  Estes fatores podem causar ansiedade e estresse, que desencadeiam tensão muscular com desconforto e dor intensa nas costas e em qualquer outra parte do corpo.

Esta, por sua vez, quando não tratada, pode interferir na produtividade e comprometer a qualidade de vida. O comportamento mais comum em casos de dor tensional, é recorrer rapidamente aos analgésicos disponíveis de forma indiscriminada, mesmo colocando a saúde em risco. As medicações muitas vezes são necessárias, mas precisam ser devidamente prescritas por um médico e um acompanhamento precisa ser feito quando os sintomas persistirem.

As pessoas que por optam por um estilo de vida mais saudável, ou que não podem se expor ao efeito colateral das medicações, buscam outras formas de tratamento da dor. A Medicina Tradicional Chinesa possui inúmeras terapias com técnicas minimamente invasivas para tratamento da dor, ansiedade e outras patologias. No entanto, é importante saber que a indicação do método mais adequado e do número de sessões depende de uma anamnese criteriosa para avaliar a necessidade de cada paciente.

Primeiramente, a Ventosaterapia é uma terapia milenar, utilizada mundialmente para tratamento da dor, tensão muscular e outras doenças. Muitos nunca tinham ouvido falar de ventosas até ver o campeão mundial de natação, Michael Phelps com aquelas enormes marcas roxas arredondadas nas costas. O atleta provavelmente se beneficia muito do método para combater as dores musculares, afinal, é uma excelente alternativa para quem quer ou precisa evitar os medicamentos e seus efeitos colaterais.  Atualmente há diversos estudos científicos que provam a eficácia e a segurança da técnica, quando realizada por um profissional devidamente habilitado.

Realizada através de pequenos copos por meio de sucção, a terapia com ventosa promove o aumento do volume sanguíneo e possui efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e neuromoduladores. Ou seja, ela vai além de um tratamento para dor, se tornando um processo que atua também na saúde do organismo.

 Na grande maioria dos casos, já é possível perceber os benefícios do tratamento a partir da primeira sessão. O alívio das dores e tensões, assim como o relaxamento, costuma ser imediato. Também pode ser realizada uma massagem durante a sessão (ventosa deslizante) que além de terapêutica, é uma excelente ferramenta para o manejo de estresse.

Cuide-se bem! Marque uma consulta e descubra os benefícios da Ventosaterapia.