Artigos

Auriculoterapia traz benefícios para a saúde do corpo e da mente

auriculoterapia é uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa e foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema, sendo atualmente um ramo da acupuntura.

Por ser um método pouco invasivo e mostrar bons resultados, tem sido cada vez mais bem aceita pelos pacientes!

O que é auriculoterapia?

A estimulação de pontos específicos do pavilhão auricular pode ser a chave para o tratamento de doenças, dores e outros desequilíbrios. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.

A auriculoterapia baseia-se na teoria de que o corpo humano pode ser totalmente representado na orelha. Quando estimulamos os pontos corretos no pavilhão auricular, nosso corpo libera estímulos que ajudam a retomar o estado de equilíbrio.

Pontos auriculares são áreas específicas da superfície auricular que refletem a atividade funcional de todo o organismo. Todas as regiões e órgãos do corpo humano estão representados na orelha. A maioria desses pontos se torna reativa quando há um processo patológico em sua zona correspondente no corpo.

Em caso de alguma doença, as reações se manifestam no ponto ou área específica da região comprometida, através de mudanças morfológicas, da coloração da pele, dor à palpação, presença de edemas ou nodulações, mudanças na resistência elétrica ou presença de pequenos vasinhos.

Todas estas reações podem aparecer antes mesmo que a enfermidade se manifeste e também desaparecer depois da cura da doença. Os pontos diagnosticados como positivos são selecionados para o tratamento.

Como funciona o tratamento com auriculoterapia?

Os estímulos podem ser produzidos por agulhas, esferas metálicas, sementes de mostarda e eletroestimuladores.

Ao estimular um ponto auricular podemos nos deparar com diferentes manifestações, como sensação de corrente, energia que corre pelo corpo, calor que corre pelo pavilhão da orelha e que se reflete em partes específicas do corpo. O paciente deve estimular as esferas várias vezes ao dia, evitando molhar ou deslocar o esparadrapo. As esferas colocadas podem permanecer por um período máximo de 1 semana, e observamos por um período mínimo de 24 horas com a orelha livre para repetir o tratamento.

A auriculoterapia pode ser indicada quando o paciente não deseja ou está impedido de tratar com agulhas de acupuntura, e também como complemento a essa terapia para continuar o tratamento em casa.

Quais os benefícios da auriculoterapia?

Qualquer pessoa pode fazer auriculoterapia, estando doente ou não, sendo ela indicada até mesmo para crianças.

Algumas das vantagens desta técnica são:

  • É de fácil aplicação;
  • É um procedimento econômico
  • Tem ampla indicação
  • Apresenta poucos efeitos colaterais

Para agendamentos e demais informações sobre a auriculoterapia, entre em contato. Agende um horário com quem é referência em Araguaína neste tipo de tratamento.

Cuide-se bem! Marque uma consulta.

Clique aqui para agendar via WhatsApp.