10 motivos para você adotar a acupuntura no seu tratamento

Posted by: ASSESSORIA DE MARKETING Comments: 0

Entre tantas novas tendências de tratamentos que surgem de tempos em tempos, é sempre bom poder contar com terapias que acompanham a humanidade há milênios. A Acupuntura é uma delas. Esse método terapêutico surgiu há aproximadamente 5 mil anos no Oriente e consiste na inserção de agulhas em locais específicos do corpo, para melhorar sintomas de doenças e lesões diversas.

Apesar de ainda ser visto como um tratamento paliativo, os benefícios desta terapia já estão mais que comprovados. Tanto que, hoje, boa parte dos pacientes que me procuram é devido ao fato de eu ser especialista em Acupuntura.

Se você ainda está em dúvida em experimentar esta modalidade terapêutica, aqui estão 10 motivos pelos quais vale a pena adotar o tratamento. Confira!

COMO É E PARA QUE SERVE A ACUPUNTURA?
Antes de falar especificamente sobre os motivos de se adotar essa terapia, é importante saber como é realizada e para que serve a acupuntura. Essa técnica é responsável por ativar os centros nervosos e glandulares, restabelecendo o fluxo de energia e sangue do corpo humano, assim como modula e equilibra todo o organismo.

Essa ativação se dá pela inserção de agulhas de acupuntura em pontos específicos sobre a pele, de acordo com preceitos da medicina chinesa e conceitos mais modernos. Quando a agulha é introduzida, os pacientes costumam ter uma sensação semelhante à pressão leve, como peso, dor superficial ou, raramente, pequenos choques, que podem irradiar ao longo dos membros.

QUAIS AS PRINCIPAIS APLICAÇÕES DA ACUPUNTURA?
Como disse há pouco, é fundamental entender para que serve essa técnica antes de decidir se vai experimentá-la. Então, montei um quadro com algumas das principais aplicações para as quais aplico a acupuntura no meu consultório, com a descrição dos benefícios que o método pode trazer, em cada uma delas:

AÇÃO MAIS IMPORTANTE

  • Analgésica;
  • Anti-inflamatória;
  • Relaxante muscular;
  • Ansiolítica (calmante);
  • Antidepressiva (leve);
  • Broncodilatadora;
  • Vasodilatadora;
  • Antiemética;
  • Cicatrizante;
  • Imunidade.

SINTOMAS E DOENCAS

  • Dor de qualquer origem;
  • Artrite e traumatismo;
  • Contratura muscular, torcicolo;
  • Insônia, estresse, ansiedade, irritabilidade;;
  • síndrome de abstinência;
  • Angústia, depressão, irritabilidade
  • Asma, enfisema, bronquite;
  • Anomalias circulatórias (arteriais), AVC (derrame cerebral);
  • Náuseas e vômitos de origem gastrointestinal;
  • Escara, acne, incisões cirúrgicas;
  • Rinite, alergia, asma.

10 MOTIVOS PARA ADERIR À ACUPUNTURA
Saiba sobre os benefícios dessa técnica, realizada pelo estímulo de pontos específicos em todo o corpo.

1. PODE TER DIVERSAS APLICAÇÕES
A estimulação de pontos específicos pela acupuntura leva ao equilíbrio dos órgãos a serem tratados por meio da ativação dos centros nervosos e das glândulas relacionadas.

Assim, essa técnica pode ter aplicação em diversas circunstâncias, trazendo efeito analgésico, anti-inflamatório e de relaxamento muscular. Além disso, por influenciar diretamente o sistema imunológico, a Acupuntura pode tratar muitas doenças.

2. AUXILIA NO TRATAMENTO DA DOR CRÔNICA
Nos casos em que não consegue curar a doença, essa terapia continua sendo útil. Em situações como estas, a acupuntura serve para auxiliar na redução dos sintomas mais incômodos, como a dor crônica.

3. AJUDA EM TRATAMENTOS EMERGENCIAIS
Devido ao seu efeito analgésico, a acupuntura é muito útil em casos de emergência, principalmente quando há dores músculo-tendíneas. Uma pesquisa recente demonstrou a eficácia da terapia na redução da dor e na melhora da qualidade de vida das pessoas.

Essa ação está relacionada a uma resposta da musculatura com aumento do limiar de sensibilidade à dor. Isso ocorre pelo estímulo no corpo causado pelas agulhas, que libera substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar, como endorfina, serotonina e cortisol.

4. ATENUA EFEITOS COLATERAIS DE MEDICAMENTOS
Se realizada ao longo de tratamentos para depressão baseados em medicamentos, a acupuntura ajuda a minimizar os efeitos colaterais da medicação. Ou seja, as sessões podem combater reações comuns dos antidepressivos, como a redução da concentração, do raciocínio e do desejo sexual e o aumento de peso.

Em alguns casos, de acordo com a avaliação médica e sob supervisão profissional, a adoção da acupuntura possibilita a diminuição no consumo dos fármacos.

5. ALIADA NOS PROCESSOS DE EMAGRECIMENTO
Pessoas que estão passando pela reeducação alimentar podem ser alcançadas pelos benefícios da acupuntura neste processo. Ela é uma aliada para a diminuição da ansiedade e da sensação de fome.

Com isso, a terapia ajuda no controle da compulsão alimentar e do estresse, fazendo com que o processo de emagrecimento seja mais suave e eficaz.

6. MINIMIZA SINTOMAS CAUSADOS PELA OBESIDADE
As dores na coluna, joelhos e pés são as primeiras que aparecem quando o sobrepeso se torna uma realidade. Com esse quadro, o paciente entra em um círculo vicioso, já que o desconforto causado pela dor prejudica a prática de exercícios físicos, o que, por sua vez, agrava o ganho de peso.

Neste sentido, a acupuntura pode ajudar duplamente. Tanto no processo de emagrecimento, como citei no tópico anterior, quanto no alívio das dores relacionadas à obesidade.

7. MELHORA O SONO
Já falamos outras vezes sobre a importância do sono de qualidade para manter a saúde e o equilíbrio do organismo. Neste sentido, a acupuntura também pode ser útil. Isso porque, ao estimular a liberação de neurotransmissores como serotonina — sobre o que falamos há pouco —, ela ajuda o organismo a relaxar.

A melhora pode ser percebida a cada sessão, mas ouso dizer que é possível melhorar o sono já no primeiro dia do tratamento. Ao longo das semanas, é comum que se reduzam tanto o tempo para pegar no sono quando os despertares durante a noite.

8. REDUZ A IRRITABILIDADE
Como já vimos neste artigo, a acupuntura serve para proporcionar o reequilíbrio das energias vitais do organismo. Essa harmonia traz resultados benéficos tanto ao físico quanto ao psicológico e emocional.

Seja pelos hormônios causadores da sensação de bem-estar quanto pelo resgate do equilíbrio orgânico, ela é o primeiro passo para controlar o humor e, a partir deste ponto, entender quais fatores quebram a sua harmonia energética e como lidar com cada um deles.

9. NÃO CAUSA DEPENDÊNCIA OU REAÇÕES
A acupuntura age sem causar efeitos colaterais ou dependência química. Por ser baseada em uma técnica completamente livre do uso de qualquer substância coadjuvante, ela traz benefícios a curto, médio e longo prazo sem interferir no seu dia a dia ou deixá-lo refém da próxima sessão.

Quando falo em reações, estou considerando possíveis alergias ou infecções. Se a técnica for aplicada por um especialista, com conhecimentos de anatomia, fisiologia humanas e boas práticas de assepsia, este risco é reduzido a zero — a menos que haja alguma alergia específica a algum componente do material utilizado, o que é muito raro.

10. A ACUPUNTURA NÃO TEM CONTRA-INDICAÇÕES
Qualquer pessoa, independente da idade, pode ser tratada com a Acupuntura, exceto nos casos em que há infecções generalizadas. Essa é mais uma das vantagens do tratamento, que pode ser aplicado a diversas situações em qualquer fase da vida.

Ainda assim, é imprescindível passar por uma avaliação com um profissional qualificado, que vai avaliar a eficácia do método e a eventual necessidade de conjugar mais terapias para um tratamento com resultados mais efetivos e duradouros.
Diante desses pontos sobre os benefícios da acupuntura, espero que você possa ver nessa terapia mais uma aliada para a saúde e bem-estar.

Agende um horário com quem é referência em Araguaína neste tipo de tratamento.

Cuide-se bem! Marque uma consulta.

Clique aqui para agendar via WhatsApp.